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Pilates: O que é?

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Pilates: O que é?

O Pilates é uma modalidade que tem como objetivo promover o alongamento, fortalecer a musculatura, corrigir posturas incorretas, melhorar a respiração, prevenir lesões… Para alcançar estes e outros benefícios que envolvem a prática do Pilates é necessário durante as aulas concentração, controle, centralização, precisão, respiração e fluidez dos movimentos.

O Pilates envolve muito mais do que somente iniciar um movimento, é necessário uma preparação que envolve corpo e mente para uma boa e correta execução do exercício e ativação muscular.

È necessário disciplina.

O Pilates pode ser praticado por qualquer um, crianças, homens, gestantes, idosos, quem apresenta história de lesão. Claro que em casos especiais é necessária à liberação médica para prática da modalidade e os exercícios são direcionados para cada um conforme capacidade. Por isso as aulas são individualizadas.

Benefícios:

  • Aumenta a resistência física e mental;

  • Alongamento e maior controle corporal;

  • Correção postural;

  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

  • Melhora da coordenação motora;

  • Maior mobilidade das articulações;

  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

  • Fortalecimento dos órgãos internos;

  • Aumento da concentração;

  • Trabalha a respiração;

  • Promove relaxamento

 

Para praticar a modalidade aproveitando ao máximo os benefícios que ele traz é necessário entender e conhecer os princípios do Pilates, que são essenciais.

A qualidade do movimento é muito mais importante que o número ou velocidade das repetições. Qualidade é melhor que quantidade!

Unindo mente e corpo na pratica do Pilates, você conseguirá atingir seus objetivo muito mais rápido.

Para isso entenda um pouco sobre alguns dos princípios do Pilates.

O primeiro será a Concentração.

Este é o princípio ao que se deve mais atenção, já que para a execução correta dos movimentos é necessário estar atento à sincronia e correta ativação muscular. Mantendo a concentração você tem inúmeros benefícios: amplia sua autoconsciência e percepção, organiza o pensamento e acalma a mente. Isso não só durante as aulas, é uma pratica a ser levada para o dia a dia.

Para iniciar, escolha um exercício em sua aula para treinar. Perceba como cada parte do seu corpo se move, se comporta durante o exercício. Observe quais músculos são ativados, onde há maior trabalho ou relaxamento. Sinta a conexão de cada parte como um todo.

Logo, não será mais preciso se concentrar, pois o aprendizado se torna rotina, sem esforço.

 

Vamos praticar?

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